Notícias

Webinar: Papel crítico do diagnóstico na gestão da pandemia de COVID-19: Perspectivas de 4 regiões

Webinar: Papel crítico do diagnóstico na gestão da pandemia de COVID-19: Perspectivas de 4 regiões

Evento online, gratuito, organizado pela Merieux Foundation e London School of Hygiene and Tropical Medicine, moderado pela Prof. Dra Rosanna Peeling, que ocorreu no dia 15 de setembro de 2020 e encontra-se disponível para acesso no canal do YouTube da Fondation Mérieux.

O webinar teve por objetivo o compartilhamento das experiências aprendidas sobre o papel crítico do diagnóstico na gestão da crise por COVID-19 em 4 regiões: Ásia, África, Europa e América Latina. Representantes de cada região apresentaram um panorama geral da pandemia e sobre como a COVID-19 foi gerenciada localmente com relação ao acesso ao diagnóstico e atendimento do paciente.

webinar-papel-critico-do-diagnostico-na-gestao-da-pandemia-de-covid-19-perspectivas-de-4-regioes-2

A América Latina foi representada por Carlos Eduardo Gouvêa, Presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial – CBDL, que apresentou na primeira parte de sua fala os dados epidemiológicos dos países região, as ações desempenhadas pela Organização Pan-Americana da Saúde, os protocolos que orientam as condutas na América Latina e os avanços em diagnóstico. Na segunda parte da apresentação, Carlos Gouvêa destacou as experiências brasileiras no enfrentamento da pandemia, que inclui a utilização diversas metodologias, como testes moleculares, testes sorológicos e testes rápidos que detectam antígenos ou anticorpos, para poder propiciar o teste certo para o paciente certo no ambiente certo e no momento certo. A experiência do Programa de Avaliação de Kits de Diagnóstico para Sars-Cov-2 também foi apresentada, uma iniciativa brasileira inovadora de colaboração entre a Sociedade Civil e as Autoridades Reguladoras Sanitárias para promover ampliação do acesso a testes diagnósticos de qualidade para COVID-19 (https://testecovid19.org/).

Para saber mais sobre o evento, veja abaixo a programação do webinar e o intervalo de tempo em que cada momento acontece no decorrer da gravação:

Tempo Início

Tema Palestrante
0:00 Introduction Prof. Rosanna Peeling
4:30 COVID-19 in Africa Dr. John NKENGASONG
22:51 Update of COVID-19 activities in Senegal with special reference to Diagnostics Dr. Amadou SALL
38:50 Q&A Africa
46:05 Access, Quality and Mass Testing: Lessons from Latin America Carlos Eduardo GOUVEA
1:02:22 The case of Peru and the rapid serologic test for COVID-19 Prof. Patricia GARCIA
1:21:46 Dutch situation report and rapid SARS-CoV-2 whole genome sequencing to enable public health decision making Dr. Bas Oude MUNNINK
1:35:50 European laboratory response to COVID-19 Prof. Eeva BROBERG
1:54:22 Q&A Latin America
1:58:17 Q&A Europe
2:00:41 The Philippine COVID-19 Response: Successes, Failures and Lessons Learned Dr. Edsel SALVANA
2:13:07 Covid-19 Diagnostics in Asia: Special reference to India Prof. Nirmal Kumar GANGULY
2:34:18 Q&A Asia