Notícias

Conferência Virtual sobre COVID-19 (Covid-19 Conference)

Conferência Virtual sobre COVID-19 (Covid-19 Conference)

Nos dias 10 e 11 de julho de 2020 aconteceu a Conferência Virtual sobre COVID-19 (Covid-19 Conference), organizada pela Sociedade Internacional de Aids – IAS (do inglês, International Aids Society) logo após o Congresso Mundial de Aids (AIDS-2020).

O conteúdo da conferência, incluindo Lives , trabalhos científicos e posters apresentados, pode ser acessado pela plataforma https://covid19.aids2020.org. As lives também podem ser acessadas aqui.

A abertura foi feita pelo Presidente do IAS, Dr. Anton Pozniak e pelo Dr Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em sua fala, Dr Tedros ressaltou a importância de paixão, criatividade e solidariamente que a comunidade de Aids vem demonstrando no enfrentamento da COVID-19, e da importância de se aproveitar a expertise já adquirida no enfrentamento do HIV para serem aplicadas na pandemia da COVID-19, incluindo a utilização de tecnologias. Dr Tedros salientou ainda que, por muitos anos saúde foi vista como “custo”, porém, hoje em dia, entende-se que, na verdade, trata-se de um valioso investimento.

Se interessou? Veja a programação completa das Lives no link https://covid19.aids2020.org/programme-at-a-glance/.

A apresentação da Dra. Seon Kui (Erica) Lee, da Korea Centers for Disease Control and Prevention (KCDC), sobre “A Resposta da Coréia do Sul A COVID-19 na Perspectiva da Saúde Pública (Korea’s Response do COVID-19 from the Public Health Perspective) na Live “Políticas e Práticas Nacionais (Country Policies and Pratices), foi destaque.

A experiência da Coréia do Sul é um exemplo de sucesso no enfrentamento da COVID-19, sobretudo devido a sua estratégia de “testagem rápida” empregada, que consiste na realização de Testes de Biologia Molecular (PCR) para detecção de SARS-CoV-2 totalmente automatizados (desde a etapa de extração até a emissão do resultado). As amostras utilizadas são as de swab de nasofaringe coletadas em vários serviços do país, incluindo serviços de “Drive thru”.

Principais características da estratégia empregada para testagem e enfrentamento da pandemia:

  • Rede de Laboratórios descentralizados por todo o território nacional, com laboratórios regionais e laboratório de referência do KDCD. A rede possui uma capacidade média de realização de 15.000 RT-PCR/dia, com liberação dos resultados entre 6-24horas.
  • Estabelecimento de um Sistema de Transporte das Amostras para o laboratório central do KCDC em até 24h (realização de testes confirmatórios).
  • Operacionalização de um sistema de “autorização de uso de emergência”, no qual são autorizados o uso temporário de testes de diagnóstico in vitro para emergências em saúde e que ainda não foram aprovados pelo órgão regulatório local. Para Covid-19, esse sistema foi utilizado para os kits RT-PCR.

Fotos dos serviços de rastreio de novos casos de COVID-19 do tipo “Drive-Thru”, com coleta de amostras para encaminhando a Rede Laboratorial para realização de RT-PCR automatizados.

Existem também a oferta se serviços de coleta no estilo “Walk-Thru” (não representado nas imagens).

Figura 2. Slide apresentado pela Dra Lee na Live “Políticas e Práticas Nacionais (Country Policies and Pratices)” da COVID-19 Conference organiza pela IAS.

Conforme esquema representado da Figura 3 retirado da apresentação da Dra Lee, o sistema nacional de vigilância dos contatos (Contact tracing strategy) das pessoas diagnosticas com a COVID-19 é composto por quatro etapas:

  • Investigação
  • Avaliação de Risco
  • Classificação dos contatos (próximo ou casual)
  • Manejo dos contatos (restrição de circulação e monitoramento dos sintomas)
Figura 3. Slide apresentado pela Dra Lee na Live “Políticas e Práticas Nacionais (Country Policies and Pratices)” da COVID-19 Conference organiza pela IAS.

Os casos positivos para COVID-19 são monitorados e classificados em 4 categorias:

  • Leves (mild)
  • Moderados (Moderate)
  • Severo (Severe)
  • Muito Severo (Very Severe).

Pessoas classificadas como “Leves” permanecem em quarentena em casa ou se mudam temporariamente para Centros de Tratamento e Suporte (fotos abaixo apresentadas). As pessoas que se enquadram nas demais categorias, ou que apresentam piora do quadro “leve”, ficam sob cuidado dos serviços especializados (ex: hospital).

Figura 4. Slide apresentado pela Dra Lee na Live “Políticas e Práticas Nacionais (Country Policies and Pratices)” da COVID-19 Conference organiza pela IAS.

Para o monitoramento dos casos positivos de COVID-19, o país criou um aplicativo para smartphones.

Figura 5. Slide apresentado pela Dra Lee na Live “Políticas e Práticas Nacionais (Country Policies and Pratices)” da COVID-19 Conference organiza pela IAS.

O governo sul-coreano também realizou uma série de campanhas para orientar sobre a nova rotina de distanciamento social. Salienta-se a boa aceitação e assimilação das campanhas pela população no seu dia-a-dia.

Figura 6. Slide apresentado pela Dra Lee na Live “Políticas e Práticas Nacionais (Country Policies and Pratices)” da COVID-19 Conference organiza pela IAS.