Notícias

Controllab divulga 2º relatório interlaboratorial para métodos de SARS-CoV2

Controllab divulga 2º relatório interlaboratorial para métodos de SARS-CoV2
capa-relatorio-ep-covid

Controllab – maior provedor de Controle de Qualidade Laboratorial do Brasil e da América Latina – disponibiliza o segundo relatório interlaboratorial do Ensaio de Proficiência (EP) pioneiro para os principais métodos de detecção do SARS-CoV2.

A avaliação foi feita a partir do levantamento dos dados obtidos na segunda rodada do EP realizado em junho deste ano. Assim como o primeiro relatório, este conteúdo está enriquecido de informações trazidas por especialistas do setor de diagnósticos. A temática auxiliará tanto os fabricantes de kits quanto os laboratórios, demonstrando a relevância do controle de qualidade para decisões sobre os sistemas implantados na rotina, neste período de aprendizados e incertezas.

Este segundo relatório contempla maior diversidade de kits e sistemas automatizados, além de trazer gráficos detalhados para a técnica de biologia molecular, separando-a por metodologias (própria e in house). Similar à primeira rodada, itens adicionais também foram contemplados para permitir uma amostragem maior dos dados, considerando a pandemia da Covid-19.

Nesse cenário, os 252 laboratórios listados no mapa a seguir participaram da segunda rodada do EP para SARS-CoV2 realizado pela Controllab em parceria com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Ambas instituições parabenizam os participantes pelo comprometimento com a avaliação de desempenho dos seus sistemas.

Os usuários contribuíram com informações valiosas que serão uteis para demonstrar ao mercado o desempenho dos sistemas analíticos utilizados. Identificar como os laboratórios se comportaram frente ao sistema analítico em uso é crucial, visto que um diagnóstico de qualidade conduz a uma conduta clínica precoce e dados epidemiológicos fidedignos.

A apreciação deste relatório deve ser feita em sua totalidade, observando todas as informações apresentadas (conteúdo, figuras e tabelas), com o intuito de ter melhor aproveitamento e compreensão dos dados. “Desta forma, será possível evitar interpretações equivocadas, sobretudo em relação ao desempenho dos sistemas analíticos na comparação interlaboratorial”, conta a analista técnica de serviços da Controllab, Adriana Vieira, que contribuiu na elaboração do relatório.

credibilidade do Ensaio de Proficiência para SARS-CoV2 da Controllab foi reconhecida neste mês com a acreditação da Cgcre do Inmetro para a NBR ISO/IEC 17043. Com essa conquista, a empresa se torna a única no mundo acreditada para pesquisa de Covid-19 pelos métodos de Biologia Molecular, Imunologia por Automação e Teste Laboratorial Remoto (POCT)* para pesquisa de anticorpos e antígeno.

Para os laboratórios que desejam participar da próxima rodada, a Controllab tem diversas soluções em controle de qualidade para SARS-CoV2. Participe, contribua e colabore com o mercado de diagnóstico laboratorial. Para mais detalhes, entre em contato pelo e-mail contato@controllab.com ou pelos telefones e WhatsApp (21) 97901-0310 e (21) 98036-1592.