Notícias

Covid-19: Controllab amplia portfólio com a matriz saliva

Covid-19: Controllab amplia portfólio com a matriz saliva

Pioneira nas iniciativas de controle de qualidade para SARS-CoV2, a Controllab – maior provedor de proficiência do país, lança em setembro o Controle de Qualidade para Covid-19 na matriz saliva. No próximo mês será enviada a rodada piloto do Ensaio de Proficiência (EP), sem custo, a todos os laboratórios interessados.

Essa matriz atenderá as técnicas RT-LAMP e RT-PCR. O programa é composto por múltiplos itens em concentrações variáveis, no qual a avaliação será disponibilizada em um relatório individual de resultados com conceito e outro relatório com perfil geral do desempenho dos kits reportados. O perfil contribui para decisões assertivas sobre os sistemas adotados na rotina.

Desde o início da pandemia, a Controllab tem apoiado as rotinas diagnósticas com soluções de controle de qualidade para SARS-CoV2. Os serviços vêm auxiliando os laboratórios a manterem suas rotinas sob controle para evidenciar a credibilidade dos seus laudos. Além dos Controles Externos e Internos, são disponibilizados o Painel de Performance e a Validação Lote a lote. São soluções que auxiliam tanto os laboratórios quanto os fornecedores e fabricantes de kits diagnósticos.

Os Controles Internos da Controllab são materiais de terceira opinião. Eles possuem valoração interlaboratorial em diferentes sistemas de testes laboratoriais remotos (TLR), testes moleculares e automatizados como: Roche Elecsys (Cobas e601, e602, e411, e801), Abbott (Architect i1000sr e i2000sr), Euroimmun, MagLumi, entre outros. Essas múltiplas valorações proporcionam ao laboratório detectar variações mais sensíveis que não são percebidas nos controles dos fabricantes do sistema analítico.

Os controles são liofilizados – permitindo melhor estabilidade durante o transporte – e distribuídos em diferentes composições para atender às mais variadas rotinas. Eles estão disponíveis para envio imediato, no momento da solicitação do laboratório, ou programados mensalmente.

No último dia 10 foram enviados aos inscritos os EPs dos métodos: molecular RT-PCR, sorológico e teste rápido para Covid-19. Laboratórios que realizam as análises e não se inscreveram ainda conseguem participar entrando em contato imediatamente com a Controllab, assim como os interessados em receber a rodada piloto de saliva.

Para participar da rodada CQE de agosto e conhecer os controles, acesse o site da Controllab ou faça contato pelo e-mail contato@controllab.com ou pelos telefones e WhatsApp (21) 97901-0310 e 98036-1592.