Notícias

Covid-19: Controllab e SBPC/ML orientam interpretação de relatório do primeiro interlaboratorial

Covid-19: Controllab e SBPC/ML orientam interpretação de relatório do primeiro interlaboratorial

No dia 09 de junho foi publicado o relatório do primeiro Ensaio de Proficiência (EP) realizado no Brasil para SARS-CoV2, uma iniciativa da Controllab em parceria com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial – SBPC/ML.

Os laboratórios participantes do ensaio de proficiência pioneiro contribuíram com informações fundamentais para demonstrar ao mercado o desempenho dos sistemas analíticos utilizados. A Controllab e a SBPC/ML parabenizam esses laboratórios por participarem do programa em um momento tão desafiador para as rotinas de análises. A presença dos usuários em programas de controle de qualidade é essencial para apoiar o diagnóstico para o SARS-CoV2 com informações confiáveis e deve ser estimulada pelos fabricantes de kits diagnósticos para evidenciar o desempenho e a representatividade dos resultados dos seus sistemas analíticos ao mercado.

O comportamento obtido na comparação interlaboratorial foi analisado por um grupo de especialistas do setor diagnóstico e está enriquecido de informações para auxílio aos laboratórios, demonstrando a relevância do controle de qualidade para decisões sobre os sistemas implantados na rotina. No entanto, para um correto aproveitamento das informações, é necessário observar os seguintes pontos:

  1. O Ensaio de Proficiência faz parte do monitoramento analítico com o Controle de Qualidade Interno. Os resultados do relatório não podem ser comparados com os programas de validação de reagentes, que visam apurar a sensibilidade e especificidade de kits e reagentes disponíveis no mercado. Uma avaliação não substitui a outra. São complementares e fundamentais na prática laboratorial.
  2. Observar a representatividade dos sistemas (kits e equipamentos) frente ao mercado. Há sistemas com apenas 1 respondente na comparação interlaboratorial.
  3. Analisar o percentual de adequação do sistema adotado pelo laboratório em cada item, observando a quantidade de respondentes frente ao mercado.
  4. Investigar o desempenho dos kits frente aos itens não avaliados pelo provedor. No relatório, essa situação foi consequência do baixo consenso dos kits disponíveis no mercado.
  5. Examinar a quantidade de lotes que os fabricantes disponibilizam no mercado e se há diferença de sensibilidade entre os lotes.
  6. Discutir com a gestão da qualidade a conclusão comentada pelo grupo frente ao primeiro ensaio de proficiência do Brasil para todos os métodos de detecção do SARS-CoV2.
post_ep_covid_relatorio_20200616_img

Análise da tabela do percentual de respostas: deve-se observar a quantidade de respondentes em cada kit e o comportamento entre eles; comparar os desempenhos entre os kits listados e o consenso do kit adotado pelo laboratório com o consenso geral.

Esses são alguns dos pontos essenciais para que o laboratório possa fazer um correto aproveitamento das informações e optar pelos kits que vão compor o sistema analítico da rotina. O conteúdo deve ser analisado integralmente, visto que análises parciais – como apenas os gráficos ou trechos isolados – podem acarretar em informações equivocadas e que não traduzem a realidade do desempenho analítico do sistema.

Para atender aos novos participantes, nesta semana foi disponibilizada a segunda rodada dos controles externos para COVID-19 e o seu laboratório ainda pode participar. Essa é uma oportunidade para mais laboratórios fortalecerem imediatamente os seus sistemas de gestão da qualidade. Ao inscreverem-se, construirão, juntamente com os atuais participantes, um panorama mais amplo de dados e informações importantes para o setor.

Participe, contribua e ajude o mercado diagnóstico laboratorial.

Para ter mais informações sobre como participar nos controles, contate a Controllab: contato@controllab.com ou pelos telefones e WhatsApp (21) 97901-0310 e 98036-1592.