Notícias

Covid-19: Controllab terá rodada de proficiência em agosto

Covid-19: Controllab terá rodada de proficiência em agosto

O primeiro Ensaio de Proficiência (EP) para todos os métodos de SARS-CoV-2 foi realizado em maio. O comportamento obtido na comparação interlaboratorial foi analisado por um grupo de especialistas do setor diagnóstico e disponibilizado em um relatório.

Em junho, a segunda rodada atendeu novos laboratórios que ainda não tinham implantado a rotina para detecção do SARS-CoV-2 no período do primeiro EP. Foram atendidos os laboratórios que solicitaram participação durante todo o mês de junho e na primeira semana de julho.

Mesmo com toda essa flexibilidade, alguns laboratórios implantaram a rotina recentemente e precisam verificar seu desempenho analítico. Para auxiliar nesse cenário, a terceira rodada do EP para Covid-19 será realizada em 10 de agosto.

A demanda por este serviço e outras ferramentas de controle existe porque a variação dos resultados é inerente ao processo, ou seja, os resultados sempre terão alguma variação aleatória e sistemática associada. Todo esforço é para minimizar ao máximo as variações e mantê-las sob controle para não impactar nos resultados da rotina.

Controllab se comprometeu com essa causa e já oferece Controle de Qualidade Externo (CQE) e Interno (CQI) para todas as metodologias da Covid-19. Os materiais de CQI da Controllab são controles de terceira opinião. Eles possuem valoração interlaboratorial em diferentes sistemas de testes laboratoriais remotos (TLR), teste moleculares e automatizados, como: Roche Elecsys (Cobas e601, e602, e411, e801), Abbott (Architect i1000sr e i2000sr), Euroimmun, MagLumi, entre outros. Essas múltiplas valorações proporcionam ao laboratório detectar variações mais sensíveis que não são percebidas nos controles dos fabricantes do sistema analítico.

Os CQIs são liofilizados – permitindo melhor estabilidade durante o transporte – e distribuídos em diferentes composições para atender às mais variadas rotinas. Podem ser enviados imediatamente, no momento da solicitação do laboratório, ou programados mensalmente.

Para participar da rodada CQE de agosto e conhecer os controles, acesse o site da Controllab ou faça contato pelo e-mail contato@controllab.com ou pelos telefones e WhatsApp (21) 97901-0310 e 98036-1592.