Notícias

WEBINAR: O Papel do Diagnóstico na Luta Contra a Pandemia da Covid-19

WEBINAR:  O Papel do Diagnóstico na Luta Contra a Pandemia da Covid-19

No dia 29 de julho de 2020, iniciando-se às 13h, aconteceu o  Webinar no canal do YouTube do JOTA, com o tema “O Papel do Diagnóstico na Luta Contra a Pandemia da Covid-19”.

Filipe Seligman foi o moderador deste webinar, que durou cerca de 2 horas e encontra-se disponível para acesso no link: https://www.youtube.com/watch?v=j2SJMa7vVq8

O Webinar contou os seguintes profissionais representantes de instituições engajadas com o enfrentamento da COVID-19:

Dr-Carlos-Eduardo-Gouvea

Dr Carlos Eduardo Gouvêa (Presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial – CBDL): Apresentou sobre as diversas ações que vêm sendo desenvolvidas no Brasil sobre o diagnóstico da COVID-19 e reforçou o importante papel de todas as instituições (Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA, Ministério da Saúde, Governos Estaduais e Municipais, Sociedades de Diagnóstico, Laboratórios Públicos e Privados, Universidades, Fabricantes e Distribuidores de Testes) para o sucesso do enfrentamento da pandemia.

Dr-Alvaro-Pulchinelli

Dra Mariângela Simão (Vice-Diretora Geral da Organização Mundial da Saúde): “No one is safe, until everyone is safe.“ Apresentou sobre o conjunto de ações mundiais que vêm sendo desenvolvidas para o enfrentamento da epidemia nos seguintes pilares: vacinas, diagnóstico, tratamento e sistemas de informação.

Dra-Mariangela-Simao

Dra Rosana Peeling (Pesquisadora Professora e Diretora de Pesquisas em Diagnóstico do Centro de Internacional da The London School of Hygiene & Tropical Medicine – LSHTM): “The right test for the right patient at the right environment”. Apresentou sobre o que há de mais recente em estudos relacionados a diagnóstico da COVID-19, incluindo tipos de testes, fluxogramas de diagnóstico, comportamento dos anticorpos após infecção, indicação de testagem de profissionais da saúde.

Dra-Rosana-Peeling

Dr Álvaro Pulchinelli (Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial): Apresentou sobre a iniciativa inovadora de colaboração entre a Sociedade Civil e as Autoridades Reguladoras Sanitárias para promover ampliação do acesso a testes diagnósticos de qualidade para COVID-19. Para mais informações sobre esta iniciativa e consulta dos resultados das avaliações da qualidade dos testes, acesse: https://testecovid19.org/

O webinar finalizou com uma rica mesa de discussão sobre o tema, que também contou com a participação de pessoas-chave na luta contra a COVID-19 no país, juntamente com os palestrantes: Claudio Maierovitch (FIOCRUZ), Luiz Barcelos (Presidents – SBAC) e Wilson Shcolnik (presidente da ABRAMED).

webinar-o-papel-do-diagnostico-na-luta-contra-a-pandemia-da-covid-19-video